Legumes ao Forno com Farofa de Castanhas e Risoto de Beterraba com Couve

A pessoa que sofre com fibromialgia tem que evitar alimentos contendo cafeína, já que é um estimulante e atrapalha o sono, que nos paciente com a síndrome já se encontra prejudicado. Pode-se associar, também, o uso de chá calmantes, que induzem o sono, como: capim-cidreira, maracujá (passiflora), hortelã, melissa, angélica e camomila.

Para aqueles que suma, a nicotina também é uma substância estimulante e que deve ser evitada por indivíduos que sofrem de fibromialgia. Algumas atitudes como, evitar situações estressantes perto do horário de dormir, dormir cedo, evitar ler ou estudar na cama, retirar aparelhos eletrônicos do quarto, estabelecer horário para dormir, são importantes para uma boa noite de sono, contribuindo no tratamento da fibromialgia.

Por conta do uso prolongado de medicamentos analgésicos, utilizados a fim de aliviar as dores, recomenda-se que estas pessoas aumentem a ingestão alimentos fonte de ácido ascórbico (vitamina C) e potássio, como frutas cítricas, manga, papaia, kiwi, morango, acerola, brócolis, banana, farelo de aveia, nozes, maçãs secas e damasco. Também importante, são os alimentos fonte de cálcio (amêndoas, couve, brócolis, agrião, iogurte, queijos brancos, algas marinhas e feijões) e magnésio (sementes de abóbora e girassol, gergelim, banana, grão de bico, lentilha, quiabo, algas marinhas, espinafre, couve, granola, aveia, arroz integral e tofu), já que estes atuam melhorando a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos.

FONTE: http://www.anutricionista.com/a-nutricao-no-tratamento-da-fibromialgia.html

INGREDIENTES:

08 batatas

02 cenouras

02 colheres de sopa de sementes de girassol

02 colheres de sopa de cebola desidratada

1/2 xícara de castanhas moídas

Orégano

Sal

Óleo de oliva

02 xícaras de arroz integral

01 beterraba média

01 folha de couve

02 dentes de alho

Sal

Coentro

Gengibre

Óleo de oliva

COZINHANDO:

Descasque as batatas e as cenouras, corte em rodelas grandes e coloque para cozinhar.

Enquanto isso, triture no multiprocessador a beterraba e a couve. Aqueça o óleo de oliva na panela de ferro e adicione o alho. Quando dourado, acrescente a beterraba e a couve e refogue, formando o caldo dos vegetais. Por último o arroz. Tempere com sal gengibre e coentro e deixe cozinhando.

Com as batatas cozidas, misture as sementes e o orégano, temperando com sal e espalhando fios de oliva. Distribua as castanhas moídas (farofa) e misture bem.

Delicie-se!!!!!DSCF6962

FONTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s