Almôndega de Grão de Bico

Alimentos fritos são muito consumidos no Brasil, sendo largamente comercializados em bares, lanchonetes, restaurantes, indústrias de salgadinhos (snacks, chips), cadeias de alimentação rápida (fast food), pastelarias, bem como por ambulantes em feiras livres, praças e locais públicos3. Esses alimentos alcançaram grande destaque com a urbanização do país, que tem valorizado cada vez mais a praticidade, a redução do tempo para o preparo dos alimentos e a facilidade de consumo4.

Essa tendência do crescimento da alimentação fora do domicílio, incluindo os alimentos fritos, é corroborada pelos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2002-2003 e mais recentemente pelos dados da pesquisa de 2008-2009. A pesquisa mostrou um aumento significativo no percentual da despesa média com alimentação fora do lar: de 24,1 para 31,1%. Entre as grandes Regiões metropolitanas, ocorreu maior gasto entre as famílias da Região Sudeste (37,2%), seguida pelas Regiões Centro-Oeste (30,1%) e Sul (27,7%), enquanto os menores percentuais de despesa estão nas Regiões Norte (21,4%) e Nordeste (23,5%)5,6.

Muitas propriedades dos alimentos fritos são alteradas, como qualidade sensorial e nutricional e toxicidade7,8, podendo chegar a níveis em que o produto se torna impróprio para o consumo e sem a qualidade desejada. A determinação do ponto de descarte dos óleos de fritura é importante, uma vez que implica maior custo quando o óleo é descartado muito cedo e perda da qualidade do alimento frito quando descartado tardiamente, o que o torna prejudicial para a saúde da população9.

FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732013000300010&script=sci_arttext

INGREDIENTES:

250grs de grão de bico

01 cebola

02 dentes de alho

1/2 xícara de farinha de berinjela

1/2 xícara de azeitonas verdes

Sal

Coentro

Tomilho

Gengibre

COZINHANDO:

O grão de bico deve permanecer 12 horas na água e depois cozido na panela de pressão. Ai, colocam-se todos os ingredientes no multiprocessador e faz-se a pasta para a confecção das almôndegas.

Em seguida, colocam-se os bolinhos na fritadeira a ar por 25” a uma temperatura de 180º.

As almôndegas podem ser usadas em molhos ao sugo, dentro de um princípio clássico, ou apenas como bolinhos fritos.

Pode ter como guarnição purê de batatas, de couve flor, ou, arroz integral.

DSCF6794

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s